(PT) Atlantis (Sólon Interface) oferece um tetraedro suspenso interativo com eletrónica que se torna o interface que permite aos utilizadores acompanhados pela voz robótica de Sólon embarcar numa viagem escolástica de aventura labiríntica em busca da cidade perdida de Atlântida. Ao recolher Oricalcum e levá-lo para o templo no centro da cidade triconcêntrica dos mares estáticos, os visitantes parecem viajar para trás no tempo, para o que parece ser a Atlântida original. Os navegadores virtuais no século XXI encontram mapas que os transportam a um dispositivo desconhecido. Aparentemente o dispositivo permite acompanhar de perto e na primeira pessoa uma experiência do ambiente dos relatos de Platão. Mitos de uma civilização desconhecida, avançada e já desaparecida, organizada em cidades-estado tri-concêntricas, detentora de tecnologias e costumes inauditos. O dispositivo aparenta ter alguns erros. Suspende o tempo pelo espaço, e há relatos de confluências e momentos diacrónicos a ocuparem a mesma região espacial. Numa única noite de infortúnio, o mar destruiu cataclismicamente a cidade, cujos resquícios são milenarmente absorvidos pela terra e arqueologicamente construídos pelo artista. Até hoje, não se sabe ao certo se o dispositivo presente nesta exposição aponta para este lugar cartografado, mas estamos parados no tempo de um desses momentos, a jogar histórias e fragmentos de objectos que comunicam de forma arcaica e enigmática entre si na senda da cidade mítica.
(EN) Atlantis (Sólon Interface) holds an interactive suspended tetrahedron with electronics that becomes the interface which allows users accompanied by Sólon’s robotic voice to embark on a scholastic voyage of labyrinthine adventure in the quest of the lost city of Atlantis. By collecting Oricalcum, and taking it to the temple in the center of the tri-concentric city on the static seas, visitors appear to time travel backwards to what appears to be the original Atlantis. Virtual navigators in the 21st century find maps that transport them to an unknown device. Apparently the device allows you to follow up close and in first person an experience of the environment of Plato's stories. Myths of an unknown, advanced and already disappeared civilization, organized in tri-concentric city-states, possessing unprecedented technologies and customs. The device appears to have some errors. It suspends time through space, and there are reports of confluences and diachronic moments occupying the same spatial region. In a single night of misfortune, the sea cataclysmically destroyed the city, whose remains have been absorbed by the earth for thousands of years and archaeologically constructed by the artist. To this day, it is not known for sure whether the device present in this exhibition points to this mapped place, but we are stuck in the time of one of these moments, playing stories and fragments of objects that communicate in an archaic and enigmatic way with each other on the mythical city's trail.
(Tech) OpenFrameworks/s373.OFLibs App. Arduino App. Linux OS. Electronics. Stereo Sound. Interactive Video Projection.
Exhibitions
2016 Atlantis, (Curadoria Adelaide Ginga), Sala Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), Lisboa